8 de jul. de 2013

Aprendendo a cada dia...

Dando continuidade ao nosso Projeto de Prevenção à Acidentes, as famílias colaboraram respondendo uma pesquisa sobre os acidentes que mais acontecem nas casas de nossas crianças. Todos os dados respondidos foram cuidadosamente organizados posteriormente com as crianças em sala de aula, o que resultou na construção coletiva de um gráfico demonstrativo dos acidentes domésticos mais comuns. 

Sobre tais acidentes, pesquisamos e  estudamos todas as formas de riscos e prevenção.
Levamos a nossa sala de aula a "Farmacinha " do nosso Cei, onde encontramos alguns materiais de primeiros socorros: como band-aid, termômetro  e algodão. As crianças puderam explorar e aprender mais sobre como usar cada item da caixa.


 Também distribuimos panfletos informativos e preventivos sobre a 'queda' e  as 'queimaduras', que são oferecidos nos site: http://criancasegura.org.br/.
Estes acidentes domésticos foram os mais citados pelos pais do Cei na pesquisa realizada.


As crianças aprenderam muito com um teatro de fantoches conatdo pela professora, sobre acidentes que acontecem com produtos tóxicos, com o objetivo de alertar sobre os perigos e instruir formas de prevenção, já que este foi o terceito acidente doméstico citado pelas famílias.Após o teatro, as crianças contaram, recontaram e inventaram historinahs com os bonecos, uns contando para os outros, brincaram e exploraram não somente os personagens do teatro, mas como todo o acervo de fantoches do noso Cei. Os pequenos adoraram, foi muito divertido.


Percebe-se neste final de semestre as mudanças nos comportamentos e falas das crianças, que já corrigem e orientam seus pais sobre certos perigos do nosso dia-a-dia, esperamos que nossos pequenos possam aprender ainda mais com o Projeto de Prevenção de Acidentes no nosso próximo semestre.

Até mais.....Beijos, Profª volante Solange.


FIQUE POR DENTRO!




Nenhum comentário: